Temperos naturais: o sabor que faltava para a culinária mundial

Ernesto Matalon
Ernesto Matalon
4 Min Read
Sergio Wilfrido Vasques Benitez

Quando se fala em temperos naturais, é comum pensar em diferentes produtos como alho, cebola, pimenta, salsinha, etc, certo? Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário e exímio cozinheiro, acredita que existem diferentes alimentos que compõem o grupo dos temperos naturais e que podem ser utilizados na comida.

Para o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, os temperos naturais são uma excelente alternativa para trazer sabor ao alimento, podendo, inclusive, diminuir a quantidade de sal na comida. Afinal, diversas são as iguarias que acrescentam um sabor a comida e garantem uma alimentação equilibrada, não é mesmo?

A presença dos temperos na culinária mundial

Uma combinação variada e extensa de hortaliças pode mudar significativamente o sabor do prato, garantindo diversidade na cozinha sem muito esforço. Isso faz com que os temperos sejam muito amados e presentes em diferentes culinárias. Contudo, sua presença e procura não são recentes, datando a expansão de um período muito conhecido da história.

Ainda em séculos passados, as pessoas desejavam comidas mais saborosas e apetitosas. De acordo com o cozinheiro de mão cheia, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, a busca por especiarias e temperos promoveu um marco muito importante para a história: as grandes navegações. Nesse mesmo período, antecedendo a chegada dos portugueses e espanhóis na América, os árabes dominavam o percurso que cruzava o Oriente Médio e a Europa para comercializar especiarias da índia, esse processo ficou conhecido como a “rota das especiarias”. 

Tipos de temperos naturais

Apesar do que muitos imaginam, os temperos não se resumem aos condimentos em pó. Muitas hortaliças, como o manjericão, alho e alecrim podem dar um toque especial nos pratos. Sendo assim, existem três categorias nas quais se pode classificar esses alimentos que modificam o sabor na culinária, são eles:

  • Ervas: esse grupo engloba partes frescas das plantas, como folhas e flores. O amante de culinária, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, comenta que excelentes exemplos são a salsinha, coentro, cebolinha e manjericão;
  • Especiarias: nessa categorias, estão unidas as sementes e casas, como pimenta-do-reino, cravo, canela e cominho;
  • Tempero: por fim, esse grupo se trata da mistura entre as ervas e especiarias, como zattar, curry e tahine.

O uso dos temperos na comida

Na ótica do entusiasta de culinária, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, não existe uma regra pré-determinada para o uso dos temperos na comida. Ou seja, seu uso varia de acordo com o paladar e o olfato de quem prepara e/ou consome o alimento. Por isso, o empresário acredita que a melhor dica para descobrir como utilizar os temperos é colocando a mão na massa e explorando.

Sendo assim, explore os diferentes sabores e aromas dos temperos naturais, descobrindo o melhor meio de misturá-los. Porém, o exímio cozinheiro Sergio Wilfrido Vasques Benitez reforça apenas que é fundamental compreender que cada tempero possui uma característica (picante, adocicado, coloração) e, por consequência, pode mudar completamente o preparo.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *