Fernando Siqueira Carvalho, grande fã de carros, conta que as preferências dos consumidores ao comprar carros não se limitam a marcas e modelos, mas também a segmentos de mercado. Seja por necessidade ou gosto pessoal, algumas pessoas preferem picapes, sedãs, caminhonetes…
Mas no Brasil, nenhum outro campo é tão bem-sucedido quanto os utilitários esportivos ou como algumas pessoas preferem os SUVs. Mas afinal, o que exatamente é um SUV?
A sigla SUV significa Sport Utility Vehicle. O termo original vem de Suburban Vehicle ou Veículo Urbano. Na década de 1930, um dos modelos mais populares era o Chevrolet Suburban, que podia acomodar até 8 passageiros e muita bagagem. Fernando Siqueira Carvalho conta que seu sucesso levou outras marcas a lançarem modelos semelhantes, o que contribuiu para o crescimento do setor.
Resumindo, um SUV é apenas um veículo que atende às características técnicas determinadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Dentro desta definição, um SUV é um veículo que mantém uma certa distância do solo, para que possa superar obstáculos mais altos do que outros tipos de carros. Portanto, para atender à norma “d’o que é um SUV”, o espaço entre os eixos do veículo deve ter uma distância mínima de 200 mm do solo. Abaixo dele, a folga do vão livre deve ser de 180 mm ou mais.
Porém, os consumidores e os fabricantes decidem o que é SUV. Ou seja, mesmo que o veículo não atenda às classificações do Inmetro, ele pode ser visto pelos consumidores como um utilitário esportivo. Fernando Siqueira Carvalho explica que é como se fosse a junção dos antigos carros de família americanos com uma potência mais esportiva e design mais luxuoso. Portanto, é um ótimo carro para quem procura conforto, luxuosidade e segurança.