Você já parou para pensar como funciona a gestão de estoque das farmácias? Para Manoel Conde Neto, por serem estabelecimentos de saúde, que trabalham com produtos que impactam diretamente no bem-estar da população, o estoque deve ser projetado em prol disso, além de facilitar o fluxo de vendas e contribuir para o retorno financeiro desejado. Sendo assim, se possui interesse em compreender melhor como funciona esse gerenciamento, leia o artigo até o final e desfrute das dicas para efetuá-lo da melhor forma.
Na perspectiva do fundador da Farma Conde, Manoel Conde Neto, ter uma boa gestão de estoque é de fundamental importância, isso porque possibilita que não haja falta de produtos e que a quantidade não fique parada no estoque. Quando falamos de produtos farmacêuticos, estamos nos referindo principalmente a medicamentos, que devem ser estocados de forma adequada e organizada, pois são perecíveis, possuindo curto prazo de validade. Por isso, confira abaixo algumas dicas para realizar um bom gerenciamento de estoque:
Controle de lotes e vencimento
A validade é um fator de extrema urgência a ser observado e analisado pelos profissionais responsáveis pelo estoque. Caso você não saiba, não é somente os remédios que devem receber essa atenção especial, visto que muitos correlatos, tais como os produtos de higiene pessoal possuem prazo de validade a serem ministrados. Assim, como assimila o empresário, com essa correta gestão, será possível diminuir a perda de produtos.
Planeje as compras com previsão de demanda
Antes de efetuar as compras para o estoque, pense nas demandas a serem cumpridas, de forma a otimizar essa gestão e não pedir mais ou menos que o necessário — claro mantendo uma margem de erro plausível. Na concepção de Manoel Conde Neto, estipular as quantidades de mercadorias, com base em análises, permite que os giros de produtos sejam efetuados de forma mais rápida.
Escolha os melhores fornecedores
Assim como assimila o empresário, escolher os melhores fornecedores não diz respeito somente em optar pelo maior lucro, mas sim analisar os prazos de entrega e a qualidade das mercadorias. Logo, observando todos esses pontos, será possível garantir uma melhor gestão de estoque, com menor margem de erro, visto que com um prazo de entrega que esteja ligada às necessidades do estabelecimento, será possível efetuar o processo de entrada e saída de maneira mais ágil.
Faça um inventário do estoque
O que seria um inventário? Seria o cálculo feito para saber o valor somado de todas as mercadorias que há disponibilidade no estoque. Dessa forma, como pensa Manoel Conde Neto, assim como é feita a contagem, cadastro e categorização dos produtos no sistema, o inventário se torna importante para um controle mais eficiente das mercadorias, uma vez que facilita para que os produtos não fiquem parados por um longo período.
Liste os medicamentos com maior e menor saída
Por que seria necessário fazer essa lista? É importante pois por vezes, há um grande estoque de certo medicamento, mas ele não sai como o planejado, portanto é necessário entender como funcionam essas demandas, tanto diária, semanal quanto mensal, para que haja um melhor controle de estoque das mercadorias. Do mesmo modo, o empresário Manoel Conde Neto considera que é fundamental acrescentar que a validade dos produtos assim como a data de entrega devem estar inclusos nessa lista.