Como se tornar um piloto de helicóptero?

Ernesto Matalon
Ernesto Matalon
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Fernando Siqueira Carvalho

Realizar a formação de piloto de helicóptero é mais fácil do que se imagina. Fernando Siqueira Carvalho comenta que ser piloto é um sonho possível e, assim como um piloto de avião comercial, para helicóptero também é necessário realizar alguns cursos.

Os candidatos que desejam obter a licença devem fazer o curso teórico e ter tempo de voo. O treinamento consiste em dois cursos: o primeiro é de piloto privado de helicóptero (PPH). A autorização é para o piloto voar para fins particulares, ou seja, não poderá exercer atividades remuneradas. Por exemplo, para quem quer pilotar um helicóptero sozinho, o PPH sozinho é suficiente. Por isso, o PPH é um pré-requisito para o curso de Piloto de Helicóptero Comercial (PCH), que atende aqueles que desejam seguir a carreira de piloto. De acordo com a lei, para ser piloto de helicóptero, você deve ter uma licença PCH.

O primeiro passo para se tornar um profissional da área é obter um código Anac. Esse número será o código que você usará ao longo de toda a sua carreira, além de ser necessário para realizar os passos seguintes da formação. Logo após, Fernando Siqueira Carvalho diz que é preciso ter o Certificado Médico Aeronáutico, este é um atestado médico, que determina que o piloto tem condições físicas e psicológicas para exercer a pilotagem. O CMA é obrigatório para iniciar a etapa prática da formação.

Finalmente, depois de todas essas etapas, pode começar o curso teórico. O aluno pode estudar por conta própria, não precisa fazer em alguma escola homologada. A duração média é de quatro meses e tem matérias como: regulamentos de tráfego aéreo, navegação, meteorologia, conhecimentos técnicos e teoria de voo. Para passar na prova da Anac é necessário acertar pelo menos 14 de 20 questões.

Depois de realizado o teste teórico, é hora de aprender na prática. Para o treinamento, são necessárias 35 horas de voo. Se após essas horas atingir a proficiência aceitável prevista no curso, será liberado para o exame de proficiência (conhecido popularmente como voo de check). Fernando Siqueira Carvalho comenta que os alunos com intenção de exercer carreira profissional têm como próximo passo a realização do curso teórico de Piloto Comercial de Helicóptero e, quando finalizado, a prova da Anac. Diferentemente do curso teórico de PPH, o de PCH é obrigatório em escola homologada.

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