O câncer de próstata avançado: sintomas, complicações e tratamento

Ernesto Matalon
Ernesto Matalon
3 Min Read
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, especialista em urologia, nos revelou hoje algumas informações sobre o câncer de próstata em estado avançado com o intuito de elucidar algumas dúvidas e conscientizar os homens a buscar auxílio profissional previamente, pois apenas dessa forma é possível tratar a doença, evitando complicações e garantindo uma melhor qualidade de vida, veja:

Segundo o urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, o câncer de próstata, normalmente, não apresenta sintomas em seus estágios iniciais, sendo assim, a doença só é diagnosticada por meio de exames de rotina. O paciente que é diagnosticado com o tumor ainda em estágios iniciais possui uma taxa muito maior de cura e recuperação do que em comparação a aqueles que descobriram o problema tardiamente.

Quando o tumor está avançado, os sintomas, de acordo com Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes passam a se apresentar de forma agressiva, afetando a bexiga, ossos da bacia e reto, causando dor, dificuldade para urinar, fluxo de urina fraco e presença de sangue na urina, o que pode ser letal.

De acordo com dados do INCA, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que cerca de 68 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata por ano e uma média de 15 mil pacientes vêm a óbito em decorrência do tumor.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que o tempo de vida para aqueles com o tumor avançado varia muito, tendo taxas de sucesso positivas quando realizado a cirurgia robótica (prostatectomia radical) e a radioterapia na próstata. Porém, quando os tratamentos principais não obtêm resultados, o paciente pode ser encaminhado para tratamentos como: terapia hormonal, cirurgia – orquiectomia subcapsular bilateral ou quimioterapia.

Por fim, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta a importância de consultar-se periodicamente com um urologista, dessa forma você entenderá melhor toda a complexidade da doença e conseguirá se prevenir da melhor forma. Por isso, o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes está a sua disposição para auxiliá-lo!

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *