Deise Zuqui, especialista em cuidados com a pele, diz que a caspa é uma situação extremamente desconfortável e que geralmente é causada pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo. Isso provoca o aparecimento de pequenas placas brancas de pele seca por todo o cabelo, podendo ser acompanhada por coceira ou queimação.
Dermatologicamente chamada de dermatite seborreica, ela pode aparecer em várias regiões do corpo, principalmente onde a pele tende a ter mais oleosidade, como nas sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás e dentro das orelhas e no tórax. A caspa pode aparecer também devido a procedimentos químicos realizados de maneira errada, como em progressivas, que agridem a pele e provocam descamação. O uso de gel, chapéus ou bonés, estresse, genética e acúmulo de cremes também podem causar este problema.
Para eliminar as capas existem diversos cuidados que podem ser tomados no dia a dia. Deise Zuqui diz que tudo começa pela lavagem dos fios, pois às vezes esfregamos excessivamente o couro cabeludo com as unhas e isso pode acarretar em capas, principalmente se for feito todos os dias sob água quente. Além disso, a capa é subdivida em duas: as oleosas, que ficam grudadas no couro cabeludo e “escorrem” pequenas quantidades de flocos brancos, dando aparência de cabelo sujo e as secas, que se soltam completamente da cabeça, sendo totalmente visíveis, inclusive nas roupas.
Para tratar a caspa seca é preciso usar shampoos anticaspa, em caso mais leves, em dias intercalados. Já em casos mais avançados o uso de medicamentos e corticoides podem ser necessários. Com a caspa oleosa é indicado produtos específicos para tratar a oleosidade dos fios, como um shampoo esfoliante, por exemplo, que purifica o couro cabeludo. Só tome cuidado com a lavagem e a quantidade para não dar efeito rebote. Em alguns casos é prescrito por um dermatologista um medicamento anti inflamatório.
Deise Zuqui ressalta a importância de cuidar da dermatite seborreica porque ela pode causar queda de cabelo devido ao quadro inflamatório do couro cabeludo. E, apesar da capa não surgir quando não lavamos o cabelo, ela fica mais propícia com a falta de higiene dos fios, agravando a situação.