Você conhece a arte de degolar o Champagne?

Maxim Smirnov
Maxim Smirnov
2 Min Read

O empresário Marco Carbonari é especialista em vinhos há mais de 10 anos, além disso é proprietário de uma renomada vinícola no interior do estado de São Paulo, a Villa Santa Maria. Localizada no Vale do Baú, possui uma gênese familiar, em que logo tornou-se um empreendimento pela beleza do lugar e pela qualidade dos vinhos lá produzidos.

Dito isso, o empresário Marco Carbonari é a pessoa ideal para elucidar acerca da tradição de degolar a garrafa de Champagne, conheça mais sobre essa arte e se apaixone pela história:

A origem dessa modalidade ainda é discutida, mas grande parte dos estudiosos no assunto afirma que surgiu no século XVIII com Napoleão Bonaparte. Nas ocasiões de festividades, após ganhar batalhas, Napoleão abria as garrafas de Champagne com seu sabre, dessa maneira, esse conceito ficou conhecido como sabrage.

O enófilo apaixonado, Marco Carbonari, afirma que essa tradição foi passada de geração em geração e persiste até os dias atuais em vilas mais tradicionais. São feitos em eventos especiais e comemoração e leva consigo o legado.

Além disso, Marco Carbonari ressalta que esse procedimento só deve ser feito por pessoas qualificadas, isto é, que já tenham a prática e não vão se machucar, pois por mais que a pressão interna da garrafa vá expulsar resquícios de vidro após a abertura da garrafa, é preferível que seja feito por profissionais.

“Imagine um corte com o sabre, é muito arriscado”, narra Marco Carbonari, empresário apaixonado por vinhos. Após o “corte” pelo sabre, o gargalo sai junto com a rolha, dessa forma, é natural que alguns retalhos de vidro acabem voando pelo ar.

O Champagne é uma bebida muito saborosa, fina e merece todo o reconhecimento. Dessa maneira, perpetuar essa tradição de geração em geração é manter firme e vivo o legado de grandes vitórias, fala Marco Carbonari à nossa redação.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *