Saiba mais sobre as profissões em torno do vinho

Ernesto Matalon
Ernesto Matalon
2 Min Read

Marco Antonio Carbonari é dono da vinícola Villa Santa Maria, herdada de sua família italiana e levando esse nome em homenagem à mãe. Com mais de 20 anos no mercado de produção de vinhos, um mundo que oferece uma série de oportunidades, o especialista nos conta neste artigo algumas das profissões que estão em torno do vinho.

  • Trabalhador vinícola: Este profissional tem a função fundamental na produção de um vinho de qualidade. Ele auxilia na colheita, no engarrafamento e na manutenção do vinhedo durante todo o ano.
  • Sommelier: É uma pessoa treinada, estudada e com alto conhecimento sobre vinhos. Marco Antonio Carbonari diz que este profissional é qualificado o suficiente para trabalhar em restaurantes de alto padrão, auxiliando o estabelecimento na compra dos melhores rótulos, no melhor tipo de armazenamento e ajudando os clientes com a carta de vinhos. 
  • Viticultor: É responsável pela plantação, cultivo e colheita da uva. O seu principal objetivo é preparar um bom terroir, estudar as melhores técnicas de variedades até como irrigar corretamente o solo de forma menos agressiva possível.
  • Enólogo: Um enólogo é um especialista na ciência que trata da produção do vinho. Marco Antonio Carbonari diz que então este profissional conhece tudo sobre todos os tipos de uva, solo, métodos de plantio, colheita, armazenamento e venda da bebida. No Brasil a profissão é regulamentada desde 2007.
  • Ampelógrafo: Apesar do nome estranho, se trata de um botânico especializado em classificar as videiras e, se tiver sorte, encontrar novas cepas, como aconteceu no Chile, com a descoberta da uva Merlot. É um trabalho complexo de pesquisar o perfil genético das castas, reparar nas formas e colorações.
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *