Rinomodelação: entenda como funciona esse procedimento estético com o biomédico esteta Daniel Dias Machado

Ernesto Matalon
Ernesto Matalon
4 Min Read
Daniel Dias Machado

Você já ouviu falar na rinomodelação? Sabe a diferença dela para a rinoplastia? O biomédico especialista em estética, Daniel Dias Machado, entende que a rinomodelação trata-se de um procedimento estético alternativo à cirurgia plástica do nariz, denominada rinoplastia. Também chamada de bioplastia nasal, é indicada para casos meramente estéticos, em que não há necessidade de recorrer à cirurgia. Pensando nisso, se deseja compreender como esse procedimento funciona, leia o artigo até o final!

Caso não seja do seu conhecimento, a rinomodelação trata-se de um preenchimento nasal, que tem como fito corrigir certa falha no contorno nasal e, até mesmo, corrigir imperfeições oriundas de rinoplastias anteriores. Nesse caso, não há intervenção cirúrgica para realizar o preenchimento, pelo contrário, usa-se apenas substâncias absorventes, como o ácido hialurônico, PMMA e metacrilato,  por serem mais seguras.

Nesse contexto, é importante ressaltar que dentre as maiores queixas dos pacientes que prezam por esse procedimento, estão: irregularidades no dorso e na ponta do nariz. Além disso, o Dr. Daniel Dias Machado explica que a rinomodelação também pode ser feita para os seguintes casos: deixar a aparência da ponta do nariz mais fina, melhorar os desvios da pirâmide nasal, corrigir assimetrias, disfarçar a giba nasal, etc.

Como funciona a rinomodelação?

As duas técnicas mais utilizadas na rinomodelação são aquelas que usufruem do ácido hialurónico ou da hidroxiapatita de cálcio. Na visão do biomédico esteta, esses são dois elementos modeladores eficazes e testados, que auxiliam no processo de alterar os contornos nasais, corrigindo ângulos indesejados. Ademais, em alguns casos são usados fios de tração específicos, que otimizam o formato e o comprimento do nariz.

Muitos se questionam sobre como é feito esse procedimento estético, uma vez que não há cirurgia incluída na rinomodelação. Nesse contexto, o Dr. Daniel Dias Machado entende que a bioplastia nasal é uma técnica rápida e indolor ao paciente, já que se baseia na inserção de um curativo, com o fito de modelar e manter o produto bem posicionado para não causar edema. 

Rinomodelação x Rinoplastia

Caso você não saiba, a rinoplastia trata-se de uma cirurgia plástica, feita para correção estética e ou funcional do nariz. Todavia, por ser uma intervenção cirúrgica, requer mais cuidados e complexidade na sua execução, visto que, como comenta o biomédico esteta, ela visa corrigir a parte óssea do nariz. Sendo assim, além de melhorar a parte estética para deixá-lo harmonioso, a cirurgia auxilia na parte funcional, facilitando a respiração do paciente.

Você deve estar se perguntando como escolher dentre os procedimentos, correto? Entretanto, como explica o Dr. Daniel Dias Machado, é importante realizar avaliações com profissionais que tenham experiências e formação adequadas para a área. Assim, com um diagnóstico detalhado acerca do seu caso, será possível escolher o melhor procedimento, priorizando suas necessidades e garantindo assim a saúde e bem-estar do paciente.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *