Você sabia que somos o único país do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) sem uma marca de carros própria? Fernando Siqueira Carvalho explica o motivo nessa matéria, veja:
Segundo Fernando Siqueira Carvalho, a falta de incentivo foi um dos grandes motivos.
O objetivo que as marcas têm quando inovam é conseguir solucionar os eventuais problemas que acabam surgindo em suas trajetórias, alcançando admiradores e concorrendo com as grandes empresas (como é o caso da marca chinesa JAC Motors). No Brasil, a falta de incentivo às empresas nacionais é notável, uma vez que os grandes órgãos estatais preferem apoiar as empresas de fora que já estão com suas sedes no nosso país.
Sem uma marca nacional, infelizmente não há incentivo à produção científica original do país. Fernando Siqueira Carvalho conta que, por pensar dessa forma, a população brasileira acaba por comprar carros caros e sem qualidade, unicamente por questão de status que aquela marca proporciona.
Fernando Siqueira Carvalho explica também que o status também é o responsável por manter os consumidores longe de marcas novas e cheias de potencial. Em um raciocínio simples, quem compraria um carro de uma marca brasileira ‘recém-nascida’ quando outras marcas estão à nossa volta?!
Infelizmente, de acordo com Fernando Siqueira Carvalho, falta, além de incentivo, inovação. Já que sempre utilizamos da mesma tecnologia que os demais países, sem a gana por introduzir mudanças que contribuam para a evolução. Fernando Siqueira Carvalho comenta que a Gurgel, uma das indústrias automotivas brasileiras, faliu por conta da falta de suporte vindo do governo, uma vez que, até hoje, muitos fãs utilizam os seus carros por aí e que, com incentivo, a marca poderia ter seguido por muitos anos, sendo até mesmo, considerada um sucesso de origem brasileira.