O exercício jurídico e os efeitos da pandemia

Ernesto Matalon
Ernesto Matalon
3 Min Read
Franklin Jose de Assis

Em um período de flexibilização da quarentena e retorno gradual das atividades presenciais ou híbridas, muitas áreas sofreram reformas intensivas de ação durante a pandemia, o Dr. Franklin José de Assis relata brevemente como a Covid-19 impactou na área jurídica, principalmente para aqueles que trabalham em escritórios de advocacia. 

O advogado criminalista comenta que o encerramento provisório das atividades presenciais foi um dos maiores impactos da área jurídica. De acordo com o ponto de vista de Franklin José de Assis, o advogado teve que reinventar o modo de atuação, buscando conciliar seu espaço doméstico e adaptá-lo à sua rotina jurídica. Desse modo, assim como muitas profissões, a casa tornou-se o local de trabalho totalmente virtual, ou seja, os atendimentos,  reuniões e audiências tiveram que adotar os recursos online para serem executados. 

Contudo, o advogado ressalta também que o processo de encerramento das atividades presenciais resultou no atraso direto ou suspensão/adiamento de prazos processuais, plantões judiciais, audiências dentre outras mudanças que afetaram não somente a rotina de trabalho, como também a renda desses profissionais. O Dr. Franklin José de Assis comenta que, além de se adaptarem às mudanças de realidade, sentiram os efeitos diretos em suas estabilidades financeiras.

Além disso, como também ocorre nas demais profissões que aderiram ao Home Office, há também o desdobramento do profissional para entregar os mesmos resultados produtivos que, antes produzidos em um escritório com fácil acesso às documentações e processos, reformulou-se em um cômodo residencial que, segundo Dr. Franklin José de Assis, nem sempre estará em condições para executar a tarefa de maneira tranquila. 

O Dr. Franklin José de Assis ressalta ainda que a pandemia foi essencial para mostrar a necessidade do advogado no âmbito social para manutenção e garantia da ordem social. Mais do que antes, houve procura desses profissionais para resolução de questões imobiliárias e familiares (como divócio), além de adiantamento de processos de adoção, entre outros. Por fim, a pandemia não ressignificou somente o cotidiano do advogado como também reforçou sua importância em meio às mudanças sociais ocasionadas pela onda do vírus. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *